Programa de formação no CERN — Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear

Postado por diego em 24/jul/2025 - Sem Comentários

Uma mestranda da Universidade Federal Fluminense (UFF) e professora da Secretaria de Educação (SEDUC) de Volta Redonda-RJ alcançou um feito notável: ela representará o estado do Rio de Janeiro em um prestigiado programa internacional de Formação de Professores – PTLTP, promovido pelo CERN – Centro Europeu de Física Nuclear, em Genebra/Suíça
A professora Juliana Mara, da rede pública estadual, de Volta Redonda, junto com outros 19 professores do Brasil, foi selecionada para participar de um programa de formação no CERN — Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, na Suíça —onde fica o maior acelerador de partículas do planeta, o LHC (Grande Acelerador de Hádrons). As atividades contam com o apoio da Rede Nacional de Física de Altas Energias – (RENAFAE – MCTI) e do São Paulo Research and Analysis Center (SPRACE) . Além do LHC, o grupo de professores também visitará e fará cursos no Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, na Universidade de Lisboa, em Portugal.
Além de atuar na rede estadual, Juliana é aluna da UFF no polo 15 do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física no Instituto de Ciências Exatas de Volta Redonda, ofertado em convênio entre a UFF e o IFRJ.

Junto a outros 19 professores de todo o Brasil, Juliana terá a oportunidade de conhecer de perto tecnologias de ponta e novas abordagens em ciência moderna, reforçando o compromisso com a valorização da educação pública e a formação de estudantes mais engajados com a ciência. Além de importantes contribuições à Física, no CERN foi criada a WWW, uma das tecnologias mais importantes da atualidade, nos anos 90 do século passado, originalmente uma tecnologia para facilitar a colaboração entre os cientistas de diversos locais do planeta.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Últimas Notícias

Copyright 2025 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content