Alexandre Grezzi de Miranda Schmidt
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Local e ano de doutoramento: IFT/UNESP (2002)
E-mail: agmschmidt@gmail.com
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4112063838658098
Linhas de Pesquisa:
- Controle em Mecânica Quântica: Estudamos métodos para interferir na dinâmica de sistemas quânticos – seja através de campos externos, ou através de um “background” que modela a dependência da massa com a posição – de modo a maximizar/minimizar o valor esperado de observáveis físicas para tempos pré-definidos. Com a nossa metodologia podemos executar o chamado “tracking control”, ou seja, guiar o sistema quântico no espaço de Hilbert de maneira que antes de atingir um dado objetivo final, o sistema atinja antes um objetivo intermediário em um tempo anterior.
- Teoria Quântica de Jogos: A teoria de jogos é um ramo da Matemática Aplicada que lida com situações de conflito, seja em sistemas físicos, biológicos, sociais ou econômicos. O sistema é chamado de jogo, as partes envolvidas são os jogadores, e as suas ações são chamadas de estratégias. Em 1999, Meyer e Eisert et al propuseram a ideia de incorporar ao conjunto de estratégias permitidas ações quânticas. Assim, o jogo é modelado através de um sistema físico no espaço de Hilbert, as ações são operadores auto-adjuntos que atuam neste espaço. Desta maneira mesmo jogos simples passam a ter uma descrição bastante rica e interessante quando incorporamos estratégias quânticas a ele. Nesta linha de pesquisa buscamos explorar os jogos quânticos – como por exemplo os jogos PQ, o dilema do prisioneiro, o problema de Monty-Hall e o duelo quântico – e neste último encontramos resultados originais. Também estamos colaborando com o grupo de Óptica para realizar experimentalmente o dilema do prisioneiro, tanto com estratégias clássicas (colaborar ou acusar, modeladas pelos operadores identidade e sigma x), quanto com a estratégia quântica de acusar e colaborar ao mesmo tempo descrita pelo operador sigma z.